segunda-feira, 15 de junho de 2009

Homenagem a Guimarães Rosa


VÍDEO-ENSAIO HOMENAGEIA GUIMARÃES ROSA

A Rede Minas produziu o vídeo-ensaio "ROSA, João Guimarães", em homenagem ao centenário do escritor mineiro Guimarães Rosa, nascido em Cordisburgo, em 1908.
"ROSA, João Guimarães" é uma evocação poética da vida e da obra do autor de "Grande Sertão: Veredas", através de imagens, sons e palavras. O vídeo foi roteirizado e dirigido conjuntamente por José Adolfo Moura, Carlos Ávila e Eduardo de Jesus, com apoio de equipe técnica da emissora.

A idéia dos diretores foi tentar fazer o escritor "renascer", retirando-o do mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no Rio, onde está sepultado, e conduzindo-o de volta à vida, numa espécie de flash-back audiovisual onde o fluxo de imagens, sons e textos evoca etapas ou acontecimentos da trajetória de Rosa. O processo é semelhante a um "fluxo de consciência" literário, só que visual e sonoro, organizado numa espécie de cronologia invertida.

Através de uma contagem regressiva, que começa na urna de número 13, no Mausoléu da Academia, e vai até o número 1, em Cordisburgo, a vida/obra de Rosa vai sendo evocada criativamente. O 13 é um número cabalístico -representa o recomeço, já que é o número do sistema organizado e do término, segundo esotéricos. Sugere transformação, renovação e transmutação. Como Rosa era algo supersticioso e místico, a referência ao 13 alimentou a
idéia do roteiro.

A trilha sonora do vídeo-ensaio, concebida por José Adolfo Moura, inclui trechos de Wagner - um compositor do agrado de Rosa - mesclados a outros sons trabalhados eletronicamente. As imagens e textos também se mesclam a fotos e a outros elementos visuais.

O trabalho de elaboração incluiu pesquisa e leituras de obras de/e sobre Rosa, além de viagens a São Paulo (para seleção de material no Instituto de Estudos Brasileiros - IEB), ao Rio (para captação de imagens no Mausoléu e na Academia) e a Cordisburgo.

O nome "ROSA, João Guimarães" funciona como uma referência bibliográfica, introduzindo o telespectador numa espécie de verbete audiovisual, mas onde as informações e os fatos são tratados poeticamente, conduzindo o telespectador a uma viagem pelo universo rosiano.


Este vídeo-ensaio integra um projeto mais amplo da Rede Minas de homenagem ao centenário de Guimarães Rosa, que inclui também diversas peças de interprogramação (como os "videoversos") realizadas pelo Núcleo de Arte e Chamadas, já no ar nos intervalos da programação.
Link para acessar o video, parte I:
Parte II

Um comentário:

  1. Muito interessante esse vídeo. E também o blog, percebo que está no início mas indo muito bem. É bom ter espaços interativos para os apreciadores de Rosa poderem trocar opiniões e manifestarem suas emoções com a leitura da obra dele.
    Parabéns.
    Gostaria de te pedir uma informação pessoal, mas infelizmente o e-mail que apresenta em teu perfil não funcionou. Se possível gostaria de um contato por e-mail.
    Luiz Fernando Figueiredo
    luizfigueiredo@uol.com.br

    ResponderExcluir