sábado, 28 de março de 2009

Guimarães Rosa na passarela do São Paulo Fashion Week


As peças exclusivas, fruto da sensibilidade e ousadia tanto do escritor Guimarães Rosa, quanto do estilista mineiro Ronaldo Fraga, apresentadas no desfile Ser Tão estão sendo vendidas, e o dinheiro arrecadado será doado pera o Museu Casa Guimarães Rosa, situado na cidade de Cordisburgo/MG (terra natal do escritor).


A coleção, que apresentou 25 looks exclusivos inspirados na obra do escritor, está à venda na loja Ronaldo Fraga, Rua Raul Pompéia, 264 - Bairro São Pedro - BH - MG.As roupas foram apresentadas dentro do projeto "Rosa no Redemoinho", concebido e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, em maio deste ano. O evento foi realizado em comemoração ao cinqüentenário do livro “Grande Sertão: Veredas”, uma das obras primas de Guimarães Rosa.

Clique no link abaixo para assistir ao desfile:

http://www.youtube.com/watch?v=wv5jyRXBwyg


Selo Comemorativo - Centenário Guimarães Rosa



Para comemorar os 100 anos de João Guimarães Rosa (1908-1967), o município de Cordisburgo, cidade natal do escritor em Minas Gerais, recebeu visitantes de todo o Brasil.
O Museu Casa Guimarães Rosa --instituição vinculada à Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, realizou diferentes eventos em pontos estratégicos da cidade para celebrar o escritor.
A festa contou com o relançamento do livro “Relembramentos: João Guimarães Rosa, Meu Pai”, de Vilma Guimarães Rosa Reeves, uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e a abertura da exposição "Cem anos de Rosa".
A data também marcou o lançamento nacional do selo comemorativo do centenário pelos Correios. A festa contou com o apoio da Prefeitura de Cordisburgo, da Academia Cordisburguense de Letras e da Fundação Clóvis Salgado.

Cadernos de Literartura Brasileira - Guimarães Rosa




Boa parte das publicações utilizadas na elaboração dos Cadernos de Literatura Brasileira sobre João Guimarães Rosa, como livros, revistas, artigos de periódicos, recortes de jornais e demais documentos que compõem a extensa bibliografia pesquisada, foi extraído dos acervos reunidos nas Bibliotecas IMS.

Obras raras como Com o vaqueiro Mariano, exemplar composto a mão, impresso pelas Edições Hipocampo, de Niterói, em 10 de maio de 1952, e do qual só existem cento e dezesseis exemplares autenticados pelo autor, foram encontradas na Coleção de Otto Lara Resende – o exemplar de que dispomos é o de número 86, assinado por Rosa.

Ainda na Coleção de Otto Lara Resende, amigo pessoal de Rosa, há outras preciosidades, como a primeira edição do livro de estréia do escritor, Sagarana, de 1946, da Editora Universal, com capa de Geraldo de Castro e dedicatória para Resende, datada de 05 de maio de 1946, e a novela Corpo de Baile, também a primeira edição, em dois volumes, com capas de Poty e dedicatória, com data de 27 de fevereiro de 1956.